Os retificadores de motor do carro também são componentes eletrônicos importantes de um alternador. Ambos reguladores e retificadores são componentes críticos que devem funcionar corretamente para garantir que o alternador em si funciona.
Reguladores e / ou retificadores defeituosos podem causar sobretensão, o que pode eventualmente danificar o equipamento elétrico instalado no veículo. Por outro lado, uma corrente baixa pode não carregar suficientemente a bateria, causando problemas ao iniciar o carro. Em última análise, pode destruir a bateria, especialmente durante as temperaturas frias do inverno.
Função do retificador: Os
alternadores geram uma corrente alternada que não pode ser usada pela bateria, ou pelos outros componentes elétricos e controles no veículo. O retificador converte a corrente em corrente contínua . Os componentes mais críticos em retificadores são os diodos. Desempenho dos diodos e, portanto, o retificador em si depende principalmente da qualidade e da capacidade destes diodos.
A maioria dos alternadores tem seis diodos, 3 positivos e 3 negativos, e alguns com diodos adicionais em uma retificação do circuito de ponte seis plus . Os diodos também garantem que nenhuma corrente flui da bateria, somente para a bateria.
Em alguns tipos de retificadores são instalados três diodos adicionais e um pouco mais fracos (Diodo-Trio ou diodos de gatilho). Estes servem como parte do circuito de regulação, geram uma corrente contínua e também servem para disparar o regulador de tensão ou a lâmpada de controle de carga no painel do carro.
Distinguimos entre os seguintes tipos de retificadores:
Número de diodos:
A quantidade mínima de diodos é de 6 diodos, 3 diodos positivos e 3 negativos. Especialmente dentro de alternadores pesados é necessário alternar os díodos em paralelo para aumentar a corrente de saída total. A corrente eléctrica gerada pelo alternador é assim distribuída uniformemente entre os díodos paralelos.
Alternadores com diodos:
Os diodos são especialmente utilizados em aplicações com componentes eletrónicos sensíveis. Estes podem evitar grandes danos causados por picos de tensão devido a descargas súbitas. Em sistemas de 14V, diodos com uma faixa de tensão de 24V – 32V são usados e em sistemas de 28V a faixa é 36V – 44V.
Uso adicional de díodos de disparo (ou campo):
Dependendo do regulador utilizado, o retificador pode ser equipado com diodos de disparo. Estes diodos geradores geram uma corrente contínua para o regulador e a lâmpada de controle de carga no painel.
Conexão:
Alguns retificadores possuem uma conexão CT (terminal central). Isto pode ser o caso em certos alternadores com uma ligação em estrela especial do enrolamento do estator, o que resulta num desempenho aumentado de cerca de 10%.
W:
Alguns retificadores possuem um terminal W extra, permitindo determinar a velocidade de rotação
do alternador. Isso pode ser usado, por exemplo, em carros a diesel para conexão com o contador de rotações para medir as rotações do motor ou no circuito de regulação onde não há díodos de disparo. Isto pode ser o caso em certos alternadores com uma ligação em estrela especial do enrolamento do estator, o que resulta num desempenho aumentado de cerca de 10%. W: Alguns retificadores possuem um terminal W extra, permitindo determinar a velocidade de rotação do alternador. Isso pode ser usado, por exemplo, em carros a diesel para conexão com o contador de rotações para medir as rotações do motor ou no circuito de regulação onde não há díodos de disparo.Isto pode ser o caso em certos alternadores com uma ligação em estrela especial do enrolamento do estator, o que resulta num desempenho aumentado de cerca de 10%. W. Esperamos que essse artigo possa esclarecer como é o universo dos Retificadores e Alternadores do seu carro.