O que é cárter?
Antes de falar do protetor de cárter, vamos falar do cárter. Esta peça se localiza na parte inferior do motor. Serve para armazenar e resfriar o óleo lubrificante do motor e tem capacidade média de 3,5 litros. Se for atingido e sofrer algum dano, o motor fica sem lubrificação e pode fundir.
A principal função dessa estrutura de aço (ou fibra) que fica sob o motor é evitar que pedras, e também lama e água, atinjam o cárter, recipiente que aloja o óleo lubrificante. Protege ainda componentes como correias, alternador e compressor de ar-condicionado. No Brasil, por conta de lombadas e buracos, muitos o consideram indispensável para carros de passeio, com a função extra de levar a pancada no lugar do cárter.
“Uma regra inteligente é ter o protetor de cárter em carros mais baixos e suscetíveis a danos”, sugere o diretor Keyder .
Caso você trafegue por vias sem pavimentação, com cascalho e várias irregularidades, e decida contar com a proteção adicional do protetor de cárter, opte por um produto homologado pela fábrica e visite uma unidade do Centro Automotivo K2, mais próximo de você e garanta a troca do seu cárter com profissionais qualificados.
Vantagens em ter protetor do cárter:
1. Evita que pedras ou o impacto de lombadas atinjam diretamente o cárter.
2. Minimiza danos na parte inferior do carro.
3. Tem baixo custo e é de fácil instalação.
Desvantagens:
1. Aumenta o peso do veículo.
2. Se não for homologado de fábrica pode prejudicar o motor ao invés de proteger.
Veja nosso vídeo abaixo para a troca do Carter do Ford Fiesta, dúvidas te esperamos em nossas unidades.