Cambagem o é a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano vertical. Seu valor é denominado ângulo de cambagem , será positivo (+) quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo (-) quando ela se inclinar para dentro. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. A cambagem estando fora dos valores originais do veículo, pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo. Quando os valores de câmber entre as rodas possuem mais do que um grau de diferença, o veículo pode apresentar tendência a deriva (puxando) para o lado positivo.
O ângulo do câmber faz parte das leituras de Geometria da Suspensão, necessárias para o correto alinhamento da suspensão de um veículo.
Muitos veículos não possuem regulagem de cambagem, neste caso o alinhador apenas lê as medidas do câmber, para melhor definir o alinhamento (convergência / divergência das rodas).
A conclusão é fácil! Se você transita por vias que tem diversos buracos, o que é muito normal no nosso país, às chances é inevitável cair dentro de um deles e, é ai que essas alterações no óptica acontecem, com tal intensidade pelas fortes pancadas, excesso de buracos, e até mesmo exagero de peso e em especial por molas defeituosas, abatimento de componentes que podem ser substituídos rapidamente para que o óptica de camber volte ao sugerido pelo fabricante.
O recomendável é certificar a situação do camber acompanhado com o balanceamento, assim quando o carro atinge 10 mil quilômetros, você garante que o seu carro sairá da conservação perfeitamente ajustado.
É imprescindível também, sempre notar o conduta do seu automóvel, tendo como exemplo, ao estado das molas, pois se estiverem “cansadas” a adiamento irá funcionar de aparência anormal.