Em geral, se o sistema de carga estiver funcionando normalmente, o indicador luminoso deve acender quando a ignição é ligada e depois apaga quando o motor é ligado. Mas a luz não se comporta de maneiras ligeiramente diferentes, dependendo do tipo de gerador instalado em seu carro.
Se o seu carro está equipado com um dínamo é normal para a luz a cintilar em velocidades como este tipo de gerador produz pouca ou nenhuma corrente em baixas velocidades do motor. A luz deve apagar-se quando a velocidade do motor é elevada.
Se o seu automóvel estiver equipado com um alternador, a luz de controle não deve acender quando o motor estiver em marcha lenta, desde que a regulação de marcha lenta esteja correta, uma vez que um alternador produz corrente mesmo a baixas velocidades.
Há três problemas básicos que uma luz de advertência de ignição pode desenvolver. Em primeiro lugar, a lâmpada de advertência pode não acender quando a ignição é ligada e o motor ainda não foi iniciado. (Este é geralmente o mais simples de corrigir.) Em segundo lugar, a luz de advertência pode deixar de sair quando você aumentar a velocidade do motor. Em terceiro lugar, a luz pode comportar-se normalmente a baixas rotações, mas então entrar em alta velocidade do motor.
Se a luz de aviso não acender quando a ignição é ligada, existem duas causas possíveis.
Um deles é que a lâmpada de advertência pode simplesmente ter soprado. Isso pode ser devido à velhice. A outra possibilidade é uma falha no circuito de carregamento – se o gerador está sobrecarregando pode causar a lâmpada a soprar. Você pode fazer uma verificação simples para descobrir qual é a culpa.
Para fazer essa verificação, você precisará localizar o fio da luz de advertência no compartimento do motor onde ele se conecta ao sistema de carregamento. Mas primeiro você precisa saber exatamente qual o tipo de sistema de cobrança que você tem para que você possa identificar o fio correto.
Carros equipados com um dínamo têm o fio de luz de aviso conectado a um regulador de tensão remoto , muitas vezes montado na ala interna.
Se o seu carro tem um alternador, a ligação do fio de luz de advertência depende se o alternador está equipado com um regulador de tensão interno ou externo.
Se o alternador for equipado com um regulador interno, o fio que você deseja conecta diretamente a um terminal na parte de trás da unidade marcado como WL ou IND. Se o alternador tiver um regulador externo, o fio da luz avisadora liga-se-lhe da mesma forma que um dínamo.
Alguns carros, entretanto, têm um alternador que usa um relé separado para o circuito de luz de advertência . Neste caso, deve desligar o fio deste relé.
Remova o fio da luz avisadora e toque-o na terra. Ligue a ignição e observe a luz de aviso. Se ilumina suspeito de uma falha de carregamento. Se não suspeitar de uma lâmpada soprada ou cablagem com defeito.
Para um dínamo, o fio da luz de advertência sempre é executado a partir da luz para um regulador de tensão separado. Em um alternador o fio pode funcionar para um regulador interno, para um regulador externo ou para um relé separado.
Para mudar a lâmpada de advertência, você precisará ter acesso à parte traseira do carro.
Em carros mais velhos, isso geralmente é bastante fácil, pois a lâmpada geralmente pode ser puxada para fora de seu suporte, alcançando a parte de trás com a mão.
Em carros mais novos, a lâmpada é freqüentemente localizada no instrumento combinado e conectada à fiação através de um conector de multi-plug e um circuito impresso .
Ao montar uma lâmpada na unidade , certifique-se de que ele tenha um bom contato com as tiras de metal no circuito impresso – é muito fácil desalinhá-las.
Desconecte o fio da luz de advertência e certifique-se de que as conexões dos terminais estão limpas e que o fio se encaixa firmemente . Se os terminais parecerem sujos ou corroídos, limpe-os com papel seco, volte a ligar o fio e volte a testar a luz.
Se a luz continuar a não acender, desligue o fio novamente, ligue a ignição e ligue-a à carroçaria ou ao bloco do motor .
Se a luz agora se acender, a falha está no gerador ou no regulador de tensão. Se a luz ainda não se acender, você verá que a lâmpada de aviso está queimada ou a fiação está defeituosa.
Se a luz de advertência não sair quando o motor estiver acelerado, a falha pode novamente estar no gerador ou no circuito da luz de advertência.
Uma simples verificação que você pode fazer para descobrir onde fica a falha é ligar o motor e ligar o maior número possível de componentes elétricos. Agora ver o motor e olhar para os faróis . Se as luzes se iluminarem visivelmente, o sistema de carga está funcionando e o problema reside no circuito de luz de advertência.
Uma possibilidade é que o fio da luz de advertência está sendo aterrado em algum lugar ao longo de seu comprimento. Verifique isso ligando a ignição e desligando o fio da luz de advertência. Se a luz de advertência permanecer acesa, o fio está aterrado em algum lugar. Inspecione o fio para qualquer atrito contra a carroçaria e repará-lo com fita isoladora. Se o fio é completamente cortado ou mal chafed ele vai precisar de substituição com uma nova seção inteira.
O terceiro problema possível com uma luz de advertência é que sai como normal quando você rev o motor ligeiramente mas vem sobre outra vez enquanto a velocidade de motor é aumentada mais mais.
Se a luz de advertência simplesmente brilha fraca normalmente indica que o problema é uma alta resistência em algum lugar no circuito de luz de advertência.
Teste isso, ligando mais e mais acessórios elétricos, uma vez que a luz começou a brilhar. Se a alta resistência é o problema, a luz de aviso ficará mais brilhante como você faz isso.
Cuidadosamente trabalhar seu caminho através de todo o sistema de carregamento à procura de conexões de fiação soltas ou sujas, causando a alta resistência. Desligue os fios e limpe os terminais se estiverem sujos. Não se esqueça de verificar se as conexões do cabo da bateria ea correia de aterramento do motor ainda são boas.
Lembre-se também de verificar o gerador para os parafusos de montagem do motor. Estes fornecem uma passagem de terra do gerador para o motor eo corpo, mas devido à sua posição exposta no compartimento do motor podem tornar-se oleosa e fornecer apenas uma má ligação à terra.
Verifique esta conexão removendo os parafusos de montagem. Limpe todos os vestígios de óleo e sujeira e depois reponha os parafusos de montagem, certificando-se de que estão apertados.
Desconecte o fio antigo de seus terminais em cada extremidade. Retire o isolamento do novo fio e coloque as extremidades descobertas nos terminais do conector, em seguida, aplicar a solda.
Uma vez que a solda tenha esfriado refrigere o fio ao lado , gravando-o em intervalos regulares. Certifique-se de que não pode tocar em peças quentes ou em movimento.
Se a luz de advertência se acender com o brilho completo a altas velocidades do motor, a falha é mais grave.
Existem várias causas possíveis. Em um dínamo pode ser danificado escovas , um desgastado comutador ou possivelmente defeito enrolamentos internos.
Com um alternador o problema pode ser causado por um retificador defeituoso, que normalmente está situado dentro da unidade do alternador. A unidade terá de ser retirada do motor para ser descascada para que as peças defeituosas possam ser substituídas sempre que possível.